top of page

Resenha: Vittório, O Vampiro


Título: Vittorio, O Vampiro

Título Original: Vittorio, The Vampire

Autora: Anne Rice

Gênero: Fantasia

Editora: Rocco

E-ISBN: 85-325-1154-6

Número de Páginas: 204

Classificação: 3/5


Sinopse: Vittorio di Raniari era rico, feliz, letrado, apaixonado pelas pinturas dos grandes mestres da escola florentina, e sua formação completa de cavalheiro era ponto de honra para o seu pai. Numa noite, entretanto, este se recusa a entregar crianças de sua terras a vampiros, o que muda por completo a vida de todos. Os vampiros se vingam dizimando, sem piedade, a família num ataque ao qual apenas Vittorio sobrevive. Amadurecido pelo sofrimento, o menino vai em busca de socorro, descobre a sobrevivência de uma cidade inteira aos vampiros da Corte do Graal de Rubi e desta se torna cativo, embora um cativo rebelde. Com a ajuda de anjos, destrói a macabra corte e quase se liberta do mundo das trevas, mas não resiste à paixão por Ursula - a sensual vampira que o põe a perder. A bem fundamentada ambientação histórica, o caráter dos personagens - humanos, anjos e vampiros - a exposição das vaidades, das misérias e dos jogos de sedução, a descrição tão visual dos acontecimentos, entre outros aspectos, acabam envolvendo o leitor com a história de Vittorio. Vampiro que não foge da cruz, entra em igrejas, conversa com padres e anjos, mas que não pode se expor à luz do sol, ele é uma vítima da própria inocência e de seu primeiro e único amor.


 

"- Por que os decepcionou? Em primeiro lugar, por que eles vieram ao seu encontro, e se contava com a ajuda de anjos, por que os decepcionou?

Ergui os ombros e sorri.

- Por amor.

Ele não respondeu.

Ursula inclinou a cabeça, apoiando-a em meu ombro. Senti seus cabelos soltos roçarem nas minhas costas enquanto ela me deixava sentir seu peso.

- Por amor! - o padre repetiu.

- Sim, e por uma questão de honra também.

- Honra.

- Ninguém jamais compreenderá. Deus não aceitará, mas é a verdade."


 

Olá, Clube!


Vittorio, O Vampiro, é um spin-off das Crônicas Vampirescas de Anne Rice. Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote e esperado demais, pois já ouvi várias críticas muito boas dessa série, mas não achei tuudo isso...


É um livro legal, mas bastante previsível... Até as vinte últimas páginas! Nesse momento, a história tem um plus de que gostei demais! Como é um livro curto, de apenas 200 e poucas páginas, vale a pena ler por causa desse final.


Um tema que gostei bastante e que aparece em todo o contexto é o conflito dos personagens, sem um bem/mal bem definidos. Todos temos luz e sombra dentro de nós. Fala da elasticidade de divisas entre o certo e o errado. E como essa elasticidade é ainda maior quando o amor interfere.


Por fim, talvez vocês achem a foto que tirei estranha, muito clara para uma capa tão escura e um livro de vampiros, mas, além da óbvia dualidade dia/noite, essas fantásticas vinte páginas finais são linda e surpreendentemente recheadas de tons dourados. Leia e comente aqui o que achou!








O Clube das Cinco começou com a troca de mensagens entre cinco amigas com personalidades diferentes sobre livros, filmes e séries. Assim, nasceu a vontade de criar um blog, para compartilhar resenhas, dicas, wishlists e outras informações sobre o universo literário.

Seja bem vindo(a)! 

SIGA:
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Tumblr Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
CATEGORIAS:
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
ARQUIVO:
COMENTÁRIOS:
POSTS RECENTES:
bottom of page