top of page

Resenha: Sejamos Todos Feministas


Título: Sejamos Todos Feministas

Título Original: We should all be feminists

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie

Gênero: Discursos/Biografias

Editora: Companhia das Letras

ISBN: 8535925473

Número de páginas: 64

Classificação: 5/5

Sinopse

A autora lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. Não era um elogio. Percebeu pelo tom da voz dele; era como se dissesse - 'Você apoia o terrorismo!’. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma 'feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens'. 'Sejamos todos feministas' é uma adaptação do discurso feito pela autora.

 

Resenha

Apesar de este livro ser bem curtinho, decidi falar dele para aproveitar a “semana da mulher”. Quando comprei este livro, infelizmente ainda não havia ouvido falar do mesmo ou sequer de sua autora. O livro em verdade, é uma transcrição do discurso da Adichie.

De qualquer forma, fiquei imensamente feliz em ter comprado o livro físico (o discurso está disponível em texto no youtube e em texto em e-book free), assim posso sempre revisita-lo e deixar na bolsa para emprestar a algum amigo(a) alienado(a).

"[...] Quanto mais duro um homem acha que deve ser, mais fraco será seu ego. E criamos as meninas de uma maneira bastante perniciosa, porque as ensinamos a cuidar do ego frágil dos homens. Ensinamos as meninas a se encolher, a se diminuir, dizendo-lhes ' Você pode ter ambição, mas não muita. Deve almejar o sucesso, mas não muito. Senão, você ameaça o homem' [...].

O discurso é leve, agradável e preciso. A autora consegue quebrar estigmas e apontar aspectos de nossa sociedade tão impregnadas que nem reconhecemos que são machistas e, apesar, de ela ressaltar muitos aspectos machistas de sua comunidade, é muito fácil se relacionar com muitos discursos preconceituosos que ouvimos na nossa sociedade ocidental.

Como é uma transcrição de um discurso, o livro é bem curtinho, consegui ler em menos de uma hora.

O Clube das Cinco começou com a troca de mensagens entre cinco amigas com personalidades diferentes sobre livros, filmes e séries. Assim, nasceu a vontade de criar um blog, para compartilhar resenhas, dicas, wishlists e outras informações sobre o universo literário.

Seja bem vindo(a)! 

SIGA:
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Tumblr Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
CATEGORIAS:
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
ARQUIVO:
COMENTÁRIOS:
POSTS RECENTES:
bottom of page