Resenha: Plutão
Título: Plutão
Título Original: Pluto
Autora: R. J. Palacio
Gênero: Infantil. Romance
Editora: Intrínseca
E-ISBN: 978-85-8057-745-7
Número de Páginas: 70
Classificação: 4/5
Sinopse: Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.
O capítulo do Plutão é um livrinho super leve que a incrível R. J. Palacio escreveu em uma “coletânea” com mais outros dois capítulos sobre outros personagens do mundo de Auggie, do livro Extraordinário (e que ainda serão resenhados aqui no blog).
Pra quem leu Extraordinário, Chris, ou Plutão, como é conhecido por Auggie, é o melhor amigo de Auggie, mas teve pequenas “desavenças” com ele, e acabou se afastando um pouco. Neste livro, vemos sua história com Auggie, desde quando se conheceram, todos os problemas que enfrentou, todas as dificuldades que teve e todos conflitos internos deste jovem rapaz.
“Sem pensar muito respondi a mensagem do Elijah. Oi Elijah obrigado por me convidar para entrar na banda de vocês. Mas vou ficar com o John para o concerto de primavera. Boa sorte com Seven Nation Army. Mesmo que eu fizesse papel de idiota na apresentação, não ia abandonar o John assim. É para isso que servem os amigos, certo? It’s the final countdown! Às vezes, as amizades são difíceis!”
É um livro muito inspirador (como todos que li até agora da Palacio), divertido e que te faz pensar e questionar suas atitudes da vida. Ele ainda traz uma narrativa infantil, mas trata sobre temáticas difíceis e situações complicadas.
Apesar de achar um pouco curto e ainda sentir falta de algumas pequenas explicações (nada que mudasse o rumo da história), recomendo muito este livro. Na verdade, recomendo todos do mundo do Auggie, rs!
bjs!