Resenha: O Capítulo do Plutão
*** ESTA RESENHA CONTÉM SPOILER DE “EXTRAORDINÁRIO” – R. J. PALACIO ***
Título: O Capítulo do Julian
Título Original: The Julian Chapter
Autora: R. J. Palacio
Gênero: Infantil. Romance
Editora: Intrínseca
E-ISBN: 978-85-8057-608-5
Número de Páginas: 80
Classificação: 5/5
Sinopse: Mais de 1 milhão de leitores já se encantaram com Extraordinário e a bela história de Auggie Pullman – um garotinho de feições incomuns que tem pela frente uma difícil missão: convencer as pessoas de que, apesar da aparência, é uma criança igual a qualquer outra. Agora todos terão a chance de saber o que se passa na cabeça do personagem mais controverso do romance: Julian, o menino que lidera a cruzada de bullying contra Auggie. Por que Julian trata Auggie tão mal? Será que ele pode ser perdoado?Em O capítulo do Julian R. J. Palacio faz uma comovente incursão no mundo de uma criança que tem o coração muito maior do que seus atos de bullying e crueldade podem fazer mostrar, mas precisa de ajuda para enxergar isso.
Li o Capítulo de Julian totalmente cheia de expectativas. Tinha acabado de ler Plutão e estava nas nuvens com a narrativa da R. J. Palacio e o mundo de Auggie, que nos faz “pensar fora da caixinha” e tentar enxergar e perceber mais o outro.
O Capítulo de Julian é outro livro fantástico da autora. Trata-se, como o título já sugere, do Julian, um dos três escolhidos para dar as boas-vindas ao pequeno Auggie na nova escola. Mas, como sabemos ao ler Extraordinário, o Julian não ficou muito satisfeito em ter uma pessoa tão estranha no seu convívio social, e fez questão de demonstrar seu desprezo.
Neste livro, entendemos um pouco mais da caminha do Julian. A autora nos traz os problemas que o Julian passou, as vivências que teve e os ensinamentos que teve para se tornar aquela pessoa. Mas, ao mesmo tempo, Palacio deixa claro que não é um livro que busca legitimar e justificar tudo o que Julian fez, mas apresentar uma visão dele também, com uma nova oportunidade para ele se redimir, mas que seria uma escolha dele.
— E você tem certeza de que foi o Julian quem começou tudo isso? — perguntou meu pai. — Isolamento social? Clima de hostilidade? Você está dizendo que Julian era a única criança que não era gentil com esse garoto? Ou está suspendendo todos que mostraram a língua para ele?
Boa, pai! Um a zero para os Albans!
— Vocês não se incomodam nem um pouco com o fato de Julian não demonstrar nem um pingo de remorso? — perguntou o Sr. Buzanfa, estreitando os olhos para meu pai.
— Ok, vamos parar por aqui — respondeu ele, baixinho, com o dedo na cara do Sr. Buzanfa.
Falando sobre isso, conhecemos também a avó do Julian. E, meu Deus, que mulher! Ela é francesa e nos conta um pouco da sua história na época da Segunda Grande Guerra (e nos emociona também). Acho que se a R. J. Palacio quiser escrever uma história dessa senhora, leria com o maior prazer!
Enfim, o livro é fantástico! Recomendo demais ele por nos mostrar mais uma visão do mundo de Auggie e nos fazer querer agir gentilmente com todos que estão ao nosso redor e com pessoas que nem conhecemos. Acho que vale a pena lê-lo não apenas pela história maravilhosa, mas pela mensagem final. Se você já leu, fala ai nos comentários qual parte te emocionou/te fez pensar!
Bjs!