Resenha: Contos de Fadas
Título: Contos de Fadas
Autor: Perrault, Grimm, Andersen e outros
Gênero: Contos. Contos de Fadas.
Editora: Zahar
ISBN: 978-85-378-0403-2
Número de Páginas: 452
Classificação: 3/5
Sinopse: Uma charmosa edição de bolso para acompanhar pais e filhos pelo resto da vida. Em um só volume encadernado, as mais famosas histórias infantis, em suas versões originais, sem adaptações, de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros. Nesses contos de fadas, bruxas, princesas, encantamentos e finais felizes! O livro inclui: Cerca de 90 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Gustave Doré; Biografia dos autores. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.
Contos de Fadas é mais um livro fantástico da Editora Zahar e vários aspectos. A edição, como todas as outras da Coleção de Luxo que já tive contato, está impecável! A capa é dura, com desenhos originais, com fonte no tamanho certo... Muito capricho!
O livros reúne vários contos de fadas, em suas versões originais, de diversos autores. Esta edição é traduzida e apresentada pela escritora Ana Maria Machado, que esteve comigo em inúmeros livros infantis, quando ainda era pequena.
É um livro divertido, interessante e tem um pouco de história, pois percebemos como a sociedade era há tanto tempo atrás. E pra quem conhece, as mudanças que Walt Disney fizera para “adaptar” a um novo público são muito interessantes!
"Todas essas contribuições ajudavam a considerar os chamados contos de fadas
com um olhar de respeito. Não só faziam parte dos primórdios da humanidade, mas
neles e em gêneros correlatos germinava o embrião de toda a arte literária que a
humanidade veio a desenvolver." (Contos de Fadas - Apresentação)
Eu simplesmente adorei ter lido esse livro... Como já falei na minha resenha de Peter Pan, não gosto muito de fantasias, magias e contos de fadas, mas acho que o que gostei mais nesta compilação foi a não fantasia. Claro que existem animais falantes, entre outras coisas fantasiosas, mas a realidade é retratada de uma forma especial. Não sei explicar, mas com certeza é muito diferente do que vemos nas telas e nos livros da Disney.
E como não encontrei essa lista em muitas páginas na internet e por achar importante, vou colocar logo abaixo uma lista com todos os autores e seus contos, como é dividido no livro, caso alguém tenha interesse. Alguns contos são “repetidos”, contados por mais de um autor, mas o intervalo entre eles são grandes, o que torna a “repetição” especial. Ah, e os comentários da Ana Maria Machado também são ótimos!
Recomendo de olhos fechados!!
> Charles Perrault
Cinderela ou O Patinho Feio
Pele de Asno
O Gato de Botas ou O Mestre Gato
O Pequeno Polegar
Chapeuzinho Vermelho
Barba Azul
> Jeanne-Marie LePrince de Beaumont
A Bela e a Fera
> Jacob e Wilhelm Grimm
A Bela Adormecida
Branca de Neve
Chapeuzinho Vermelho
Rapunzel
João e Maria
> Hans Christian Andersen
A Roupa Nova do Imperador
O Patinho Feio
A Pequena Vendedora de Fósforos
A Pequena Sereia
A Princesa e a Ervilha
> Joseph Jacobs
João e o Pé de Feijão
A História dos Três Porquinhos
> Anônimo
A História dos Três Ursos